Paleo

February 15, 2017

 

Hoje vamos falar um pouco da dieta Paleo. Se você está nesse post mas não leu o de segunda (onde eu explico o motivo das publicações dessa semana), vai lá rapidinho! =)

 

Como dito na segunda e ontem (quando falei sobre a Whole 30), essas “dietas da moda” não são (pelo menos não deviam ser), consideradas assim, elas são protocolos desenvolvidos de estudos. Dão certo pra todo mundo? Não! Não existe dieta igual pra todo mundo. Cada pessoa tem suas individualidades biológicas, suas necessidades. 

 

Li uma coisa muito interessante sobre a Paleo: que ela é dieta dos nossos ancestrais adaptada aos tempos modernos (porque os alimentos/mundo existentes são diferentes: carnes, legumes e verduras, ambiente…). E ela variava de acordo com a região que eles moravam!

 

Vamos ao que interessa:

O QUE NÃO PODE: Açúcar, alimentos refinados, processados, grãos (nem integral), Leguminosa (feijões, grão de bico…), Laticínios.

 

O QUE PODE: vegetais, ervas/temperos naturais, legumes, verduras, frutas, proteínas, oleaginosas (nuts), vinho, sementes, ovos, vinho, adoçantes naturais**

 

**só esse item que sinceramente, na MINHA opinião eu não vi lógica…

 

E existe uma variação dela que além de Paleo é também Low Carb (ou seja com baixo carboidrato - vai ter um post sobre Low Carb!)

 

** Outra variação é Primal: que poderia incluir Laticínios fermentados integrais (queijo curado e iogurte por exemplo). 

 

** Outra adaptação seria para os vegetarianos (não veganos): além de incluir laticínios, também entraria com os grãos (porém deixando de molho 24h com algumas gotas de limão - todos deveriam deixar os grãos de molho, independente da dieta!), tofu/missô/shoyu (sem exageros).

 

** Como comentado no post anterior, também considero esse protocolo interessante. O que eu acho mais importante (e vocês vão ver que é o princípio da Whole 30, Paleo, Detox) é comer COMIDA DE VERDADE. Isso é fundamental, não somente para perda de peso. Mas para GANHO DE SAÚDE. 

 

** Procure um nutricionista e faço um plano alimentar adaptado a sua realidade e as suas necessidades. Vou ser repetitiva: Somos seres únicos, deu certo pra alguém pode não dar pra você! 

 

Fonte de pesquisa: www.guiadaboaforma.com.br/dieta-paleo

 

***FELICIDADE FAZ PARTE DA DIETA***

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