Whole 30

February 15, 2017

 

É um programa para em 30 dias você mudar seus hábitos alimentares e a qualidade de vida.

A regra deles é coma comida de verdade (inclusive acho esse regra ótima, independente da dieta que você está fazendo!), evitando industrializados e produtos com muitos nomes difíceis no rótulo.

O objetivo é mudança de hábito, inclusive parar de fumar e não se pesar e medir! Começar a prestar atenção nas suas escolhas (inclusive você deve fazer isso sempre) alimentares.

 

O que pode: "Coma carne, frutos do mar/peixes, ovos, muitos vegetais, frutas e gorduras boas. Coma comidas com poucos ingredientes, todos que você saiba pronunciar o nome. Ou melhor, coma aquilo que não contenha ingredientes, porque alimentos naturais não precisam de ingredientes, eles são exatamente o que são e não uma mistura de coisas”

 

O que não pode: "Aqui colocamos uma relação do que você não pode comer durante o Whole30 Brasil. A retirada de todos estes alimentos e bebidas te dará um novo metabolismo, reduzirá a inflamação sistêmica e ajudará você a perceber como esta lista de alimentos esteve afetando a sua vida.

*Não consuma nenhum tipo de açúcar, natural (mel) ou artificial. Não use nenhum tipo de adoçante.

*Não são permitidas bebidas alcólicas nem para cozinhar.

*Você não pode fumar.

*Não coma grãos, farinha, aveia, quinoa, milho, arroz, amido.

*Não coma leguminosas. Nenhum tipo de feijão, ervilhas, grão de bico, lentilha e amendoim, e nenhum tipo de soja.

*Nenhum alimento a base de soja.

*Não consuma derivados do leite. Isso inclui leite de vaca, cabra, ovelha, e produtos derivados do leite como queijo, iogurte (exceto Manteiga Ghee).

*Você não pode mascar chicletes.

Não tente recriar receitinhas nem super panquecas com ingredientes "aprovados". Se você continuar comendo seus alimentos de antes, mesmo que feitos com os ingredientes Whole30, você está fugindo do objetivo.”

Exceções: "Estes alimentos são exceções à regra e são permitidos durante o Whole30 Brasil:

*Manteiga clarificada ou ghee: ela é a única fonte de laticínios permitida durante o programa.

*O suco de fruta como um adoçante: alguns produtos vão usar suco de laranja ou maçã como um adoçante. Já se você for beber o suco, deverá bater a fruta toda. É PROIBIDO beber apenas o liquido e jogar a polpa fora.

*Vinagre. A maioria das formas de vinagre (incluindo branco, balsâmico e "de arroz") são permitidos durante o seu programa Whole30 Brasil. As únicas exceções são os vinagres com adição de açúcar ou vinagre de malte, que geralmente contém glúten.

*Sal (tenha bom senso, utilize-o durante a elaboração de sua comida mas NUNCA adicione o sal uma vez que o alimento já estiver pronto).

*Sucos de Vegetais são autorizados.

*Leite de Amêndoas e Leite de Coco (fique atento ao rótulo). Porém comer seu alimento é sempre mais saudável que bebê-lo.

*Bacon (leia o rótulo). 

*Broto de feijão.

*Óleo Vegetal (deixe apenas para quando for comer fora, pois todos restaurante usam. Porém, tente sempre eliminar os óleos vegetais)

*Alfarroba.

*Semente de Chia.

*Tapioca, Goma Guar, Farinha de Coco, Farinha de Amêndoas como espessantes na culinária e não como ingredientes de "Receitas Paleo”. 

*Água de coco, apenas a natural.

*Sementes de Linhaça.

*Vagem.

*Maionese feita em casa (óleo de abacate). *Mostarda (leia o rótulo).

*Ervilha.

*Tahine.

*Kefir de água”

 

Me perguntaram se eu acho válido, sim eu acho os objetivos e o conceito muito interessante, inclusive pra levar além dos 30 dias (porque mudanças efetivas normalmente não acontecem em 30 dias). Mas como explicado no post de ontem, nem tudo se aplica a todos. Na MINHA opinião, o que eu vivencio em consultório é que muitas vezes radicalizar não rola para algumas pessoas, mudanças graduais em determinados momentos são mais interessantes e mais significativas. Porém, acho super válida para pessoas que já tem uma alimentação razoável, mas sentem dificuldade de perder o restinho do peso que desejam, ou gostam de desafios, se adaptam a mudanças radicais, ou estão sentindo que o corpo não está funcionando OK e já fizeram de tudo. Por isso não faça sem orientação, ok?

 

Informações retiradas do site: www.whole30br.com

 

***Felicidade Faz Parte da Dieta***

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

01/02/2020

Please reload

Arquivos

Please reload

Tags