Novidades e Notícias sobre Alimentação Saudável e Saúde

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

Rua Eng. Enaldo Cravo Peixoto,105 sl 608 Tijuca | RJ 

Av. Imperatriz Leopoldina, 957 sl 2412 | SP

Tel.: (21) 3989.5087 | (21) 99788.8815

©2016 por Clara Fonseca.

Cistite e a Alimentação

March 16, 2017

 

Atendendo ao pedido de uma leitora nessas postagens especiais do Mês da Mulher, vamos falar hoje da alimentação na Cistite! 

 

Cistite é o nome que se dá para doenças inflamatórias e/ou infecciosas da bexiga.

 

Os pacientes com cistite queixam-se de aumento da frequência das micções, urgência de urinar, dor na bexiga, de ardência e dificuldade para urinar;

 

A infecção urinária (cistite) é bastante comum em mulheres, atingindo quase 10% delas. 

 

A nutrição está ligada diretamente com a saúde, assim, existem pontos importantes para ser relacionado à doença.

 

IMUNIDADE BAIXA: qualquer doença que diminua os anticorpos do organismo aumenta a chance de proliferação da cistite. No caso de ter diabetes ou HIV, vale ficar com atenção redobrada. Para melhorar a imunidade dê preferência a alimentos cítricos, vegetais escuros, leguminosas, castanhas, sementes, cogumelo, tomate, azeite, salmão, probióticos (através de suplementação sempre orientado por profissional capacitado), frutas vermelhas, romã, cranberry (auxilia diminuir a frequência e a gravidade), mirtilo (junto com a cranberry possui proantocianidinas que impedem que E. coli se ligue as células do trato urinário, além de antioxidantes que melhoram o sistema imunológico);

 

PRISÃO DE VENTRE: além de incomodar, pode acabar agravando a infecção, já que algumas bactérias intestinais podem acabar migrando para a vagina. Tenha uma dieta rica em fibras e beba água. O suplemento de probióticos citado no item anterior também vai auxiliar no funcionamento do intestino.

 

ÁGUA: Muito Importante: a ingestão de líquidos é fundamental para se evitar as cistites! A urina deve estar sempre clara e não se deve ficar longos períodos sem urinar.

 

AÇÚCAR (bolos, pães, doces, alimentos industrializados, sorvetes, barra de cereal, refrigerantes): O excesso de açúcar faz do organismo um ambiente SUPER propício a proliferação de bactérias nocivas, logo aumenta a probabilidade de cistite!

 

Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo. Esse post pode ajudar alguma amiga? Marque ela aqui! 

 

*** FELICIDADE FAZ PARTE DA DIETA ***

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

01/02/2020

Please reload

Arquivos