Novidades e Notícias sobre Alimentação Saudável e Saúde

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

Rua Eng. Enaldo Cravo Peixoto,105 sl 608 Tijuca | RJ 

Av. Imperatriz Leopoldina, 957 sl 2412 | SP

Tel.: (21) 3989.5087 | (21) 99788.8815

©2016 por Clara Fonseca.

O que ninguém te contou sobre a Psoríase

February 13, 2020

 

Ainda hoje, recebo pacientes com Psoríase, que estão no meu consultório por “n” outros motivos, mas que não sabiam que a Nutrição ♥️ pode sim, ajudar a controlar a Psoríase.

Recentemente recebi uma paciente assim, veio pra mim para perder peso, durante a consulta quando perguntei me contou que tinha Psoríase, e durante os atendimentos seguintes veio o resultado do exame de sangue com uma resistência insulínica (outros exames também estavam alterados, como os de fígado, metais tóxicos...o que colabora para a inflamação estar ali). Não é nada raro que esses pacientes ao realizarem seus exames de sangue, constatem alteração na glicose, na insulina e algumas vezes já estejam com diabetes. Isso porque existe uma predisposição do paciente com Psoríase desenvolver resistência insulínica e diabetes.
Mas o que a Nutrição pode fazer “pela Psoríase”? O que eu fiz por essa paciente? Psoríase é uma doença autoimune de pele, que tem como característica uma inflamação. Dentro da Nutrição podemos elaborar estratégias nutricionais (ou seja, uma plano alimentar individualizado para o seu caso) para a redução dessa inflamação.

Você deve estar se perguntando: "Como assim?" Existem muitas coisas que podemos fazer: desde ajustar a qualidade do que você come (nem só de contagem de caloria vive um ser humano) até a suplementação (não aquela de A a Z que você compra cheia de corante na farmácia não, e sim uma suplementação levando em consideração a sua situação ATUAL de saúde e as suas INDIVIDUALIDADES). Precisamos reduzir a gordura corporal (porque ela contribui para piora da inflamação), verificar a necessidade de vitaminas, minerais e nutrientes específicos para a melhora da Psoríase, tratar esse intestino (sim, intestino funcionando vai muito além de fazer cocô ou não, precisamos saber se esse intestino está realizando todas as ~ muitas ~ funções dele corretamente), observar e reduzir/eliminar alimentos que podem ser gatilho para piorar essa Psoríase (o glúten é um bom exemplo). E claro, você não é A PSORÍASE, você TEM Psoríase, e junto dela você tem um organismo inteirinho (corpo e mente) que precisa estar também em equilíbrio e bem nutrido!

Felicidade faz parte da dieta!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

01/02/2020

Please reload

Arquivos