Entenda como o Intestino Impacta sua Dermatite

February 18, 2020

 

Essa semana estava estudando e lendo artigos científicos sobre Dermatite Atópica e outras doenças inflamatórias.

A dermatite atópica (DA) é uma doença crônica, inflamatória, pruriginosa e de curso recidivante que afeta cerca de 25% das crianças e 2-3% dos adultos. É frequentemente associada à elevação do nível de imunoglobulina E (IgE), história familiar, rinite alérgica e asma (1).

 

Quando estudamos como o processo de inflamação acontece, traçamos como podemos ajuda no tratamento fazendo um plano alimentar personalizado com o objetivo de reduzir o processo de inflamação.

 

Existem alguns pontos importantes na Dermatite, um deles é o tratamento intestinal do que chamamos de Permeabilidade Intestinal. Quando pensamos nisso, queremos fortalecer a barreiras de proteção imunológica que temos no nosso intestino para começarmos a reduzir a exposição a substâncias pró inflamatória (ou seja, que estimulam mais ainda a piora da Dermatite). Esse é o primeiro passo, e bem importante de acontecer! 

 

Como você, que tem Dermatite pode cuidar melhor dessa tal Permeabilidade Intestinal? Você pode começar reduzindo o consumo ao máximo de alimentos altamente processados, ricos em corantes e conservantes e açúcares. E claro, reduzindo a exposição ao Leite e ao Glúten (1), incluir fonte de probióticos como o Kombuchá também é uma excelente alternativa.

 

Na maior parte dos casos, identificamos alergia a outros alimentos também, mas sempre é necessário avaliação de um Nutricionista para melhor orientação. 

 

***FELICIDADE FAZ PARTE DA DIETA*** 

 

🔹(1) Azulay V et al. Influência da dieta nas doenças cutâneas

🔹Pinto et al. Alergia alimentar ao trigo

🔹Pereira, A. C. S.; Moura, S. M.;Constant, P. B. L. Alergia alimentar: sistema imunológico e principais alimentos envolvidos

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

01/02/2020