top of page

Hidradenite e Alimentação


A hidradenite supurativa é uma doença crônica, decorrente da infecção de glândulas sudoríparas apócrinas. Sua etiopatogenia ainda não é bem conhecida, sendo por vezes associada a distúrbios endócrinos, anormalidades imunológicas, hereditariedade. Há fatores desencadeantes exógenos físicos, como vestes muito justa e depilações; e químicos, como desodorantes, antitranspirantes e líquidos depilatories. O processo geralmente é desencadeado pela obstrução do canal glandular por um tampão de queratina, criando no interior um ambiente propício à proliferação bacteriana. As lesões caracterizam-se geralmente pela presença de nódulos dolorosos, margeados por reação inflamatória local, inicialmente duros, que amolecem no decorrer do processo. Como a doença é recorrente, a cronificação forma cordões e placas fibrosas, trajetos fistulosos e seios que drenam material purulento e fétido, ocasionalmente com sangue" (1)

Como a Alimentação pode Auxiliar?

Hoje em dia, sabe-se que os alimentos gordurosos e os de alto poder glicêmico, ou seja, doces e massas, podem estimular a produção de sebo pela pele e piorar a hidradenite. Derivados de leite pelo teor hormonal (independente de ser desnatado) também pioram o quadro.

Estudo mais recentes também relacionam a doença com uma baixa de imunidade, e observa-se a melhora com a suplementação de vitamina D (2), e o uso de probióticos também vai auxiliar na melhora do sistema imunológico.

Além disso a inclusão de alimentos ricos em nutrientes como verduras e legumes e com redução de alimentos industrializados (onde existe alta concentração de conservantes/corantes) ajudaria a melhorar tanto o sistema imunológico como a inflamação gerada.

Procure um Nutricionista para auxiliar em qualquer mudança na sua alimentação!

Entrevista que dei sobre Hidradenite no dia 26/11/2106 para Rede Boas Novas, clique aqui.

Fonte:

1) Hidradenite (pesquisado dia 24/08/2015))

2) J Eur Acad Dermatol Venereol. 2014 Dec 16. doi: 10.1111/jdv.12857 - Verneuil's disease, innate immunity and vitamin D: a pilot study

Imagem: Google Imagens

Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
bottom of page