Entenda como o Intestino Impacta sua Dermatite
Essa semana estava estudando e lendo artigos científicos sobre Dermatite Atópica e outras doenças inflamatórias.
A dermatite atópica (DA) é uma doença crônica, inflamatória, pruriginosa e de curso recidivante que afeta cerca de 25% das crianças e 2-3% dos adultos. É frequentemente associada à elevação do nível de imunoglobulina E (IgE), história familiar, rinite alérgica e asma (1).
Quando estudamos como o processo de inflamação acontece, traçamos como podemos ajuda no tratamento fazendo um plano alimentar personalizado com o objetivo de reduzir o processo de inflamação.
Existem alguns pontos importantes na Dermatite, um deles é o tratamento intestinal do que chamamos de Permeabilidade Intestinal. Quando pensamos nisso, queremos fortalecer a barreiras de proteção imunológica que temos no nosso intestino para começarmos a reduzir a exposição a substâncias pró inflamatória (ou seja, que estimulam mais ainda a piora da Dermatite). Esse é o primeiro passo, e bem importante de acontecer!
Como você, que tem Dermatite pode cuidar melhor dessa tal Permeabilidade Intestinal? Você pode começar reduzindo o consumo ao máximo de alimentos altamente processados, ricos em corantes e conservantes e açúcares. E claro, reduzindo a exposição ao Leite e ao Glúten (1), incluir fonte de probióticos como o Kombuchá também é uma excelente alternativa.
Na maior parte dos casos, identificamos alergia a outros alimentos também, mas sempre é necessário avaliação de um Nutricionista para melhor orientação.
***FELICIDADE FAZ PARTE DA DIETA***
🔹(1) Azulay V et al. Influência da dieta nas doenças cutâneas
🔹Pinto et al. Alergia alimentar ao trigo
🔹Pereira, A. C. S.; Moura, S. M.;Constant, P. B. L. Alergia alimentar: sistema imunológico e principais alimentos envolvidos