top of page

Colesterol e a Alimentação


Uma das sugestões que me deram lá no Periscope era falar um pouco sobre alimentos que podem ajudar a controlar o colesterol e também qual tipo de óleo usar. Então farei um post sobre cada um!

O controle dos elevados níveis de colesterol, é feito por uma dieta balanceada, rica em nutrientes e pobre de alimentos industrializados, ricos em gorduras trans e processada.

Alimentos que podemos incluir na nossa rotina para nos ajudar:

1) Farelo de Aveia: É rico em betaglucana que tem ação de redução do colesterol. Ela age aumentando a excreção de ácidos biliares, o que faz com que o fígado remova colesterol do sangue para a síntese de novos ácidos e sais biliares .

2) Peixes pequenos: Os peixes pequenos são ricos em ômega 3 e são pobres em contaminantes pesados, como alumínio e outros. Então prefira peixes pequenos, como atum e sardinha a peixes grandes como cação ou peixes de criadouros. O ômega 3 é antiinflamatório que vai prevenir ou até mesmo diminuir a peroxidação lipídica .

3) Farinha de Linhaça: Além de ela ser rica em ômega 3, ela é rica em fibras que vão ajudar no controle e na diminuição da quantidade de gordura no sangue, pela diminuição da absorção pelo intestino .

4) Farinha de Berinjela: Essa farinha é composta quase totalmente por fibra. A principal é a do tipo solúvel, que age na diminuição do colesterol e glicemia no sangue. A farinha também protege as funções hepáticas aumentando a produção de bílis, fazendo com que mais uma vez, o combate ao colesterol seja feito. Além disso, ela é rica em antocianinas, que é o mesmo antioxidante presente no suco de uva e vinho, combatendo radicais livres em excesso, e protegendo os órgãos de doenças inflamatórias e combatendo o envelhecimento precoce. Estudos mostram também que a farinha de berinjela age no controle de altos níveis plasmáticos de colesterol, diminuindo sua absorção pelo intestino.

5) Azeite Extra-Virgem: Ele é rico em ácidos graxos monoinsaturados, que são mais resistentes a oxidação. Faz então com que as concentrações de colesterol total sejam reduzidas e as de HDL aumentadas. Sempre compre em vidro escuro, extra virgem e que seja embalado no país de origem, e quanto menor o grau de acidez, melhor (procure os de acidez entre 0,1 e 0,3). Assim você conserva todos os antioxidantes.

6) Abacate: Rico em beta sitosterol, sua estrutura química é muito similar a do colesterol, fazendo com que os fitoesteróis ocupem o lugar que o colesterol ocuparia para ser absorvido no intestino delgado. Assim, o colesterol não passa da parede intestinal para a corrente sanguínea, e é eliminado através das fezes, reduzindo o colesterol da circulação sanguínea diminui.

Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
bottom of page