top of page

Qual Óleo Usar?


Teve muita repercussão o tema exibido na TV falando sobre os óleos. Comparava o teor de Ômega 3 e avaliaram a Canola (?) como melhor óleo!

Vamos lá:

  • O óleo de Canola vem da Colza, que é em torno de 90% transgênico.

  • O dito teor de ômega 3 se perde nos muitos processos de industrialização que o óleo de Canola passa para ser comercializado como comestível.

  • Quanto aos outros óleos: Soja, Milho, Algodão e Girassol (todos passam pelo processo de refinamento que não é interessante para a saúde, porém, desses até onde eu sei o de Girassol não é transgênico!)

  • Gordura saturada: nem toda gordura saturada é igual, além de estudos mostrando que não é a gordura saturada que aumenta a fração ruim do colesterol, ée sim o excesso de açúcar, produtos refinados e gordura trans!

  • Óleo de coco extra virgem: sim, é gordura saturada, porém é TCM (cadeia média), não é ela que vai entupir seus vasos…ele vai direto para o fígado onde é metabolizado servindo de ótima fonte energética, resistente a altas temperaturas, contém Ácido Láurico com propriedades antifúngicas/antibacteriana, os TCM aumentam o metabolismo, aumenta saciedade, melhora o colesterol HDL e o subtipo bom do LDL!

O que fazer então?

Lembre-se que as gorduras são importantes na nossa alimentação, elas participam do transporte de vitaminas (A, D, E e K), hormônios e outras reações dentro do nosso organismo!

Consuma fontes vegetais cruas de boas gorduras: abacates, castanhas, azeite extravirgem, óleo de abacate, óleo de macadâmia, óleo de coco.

Para cozinhar use o mínimo de gordura possível (unte a frigideira), assim independente do que você escolher o consumo será ínfimo!

** Eu, oriento entre os 3 para cozinhar: óleo de coco, manteiga Ghee e o óleo de girassol (como usaremos pouco, o óleo de coco apesar de caro, irá render! A manteiga Ghee pode ser feita em casa. E o óleo de girassol apesar de refinado, como foi dito, será usado em pouca quantidade).

** O azeite extravirgem pode ser usado para cozinhar, mas use da seguinte maneira: não deixe ele esquentando sozinho na panela, coloque os temperos do refogado antes e só depois acrescente o azeite! Assim evitamos oxidação e perdas maiores.

Tags:

Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
bottom of page