top of page

Cistite e a Alimentação


Cistite

Atendendo ao pedido de uma leitora nessas postagens especiais do Mês da Mulher, vamos falar hoje da alimentação na Cistite!

Cistite é o nome que se dá para doenças inflamatórias e/ou infecciosas da bexiga.

Os pacientes com cistite queixam-se de aumento da frequência das micções, urgência de urinar, dor na bexiga, de ardência e dificuldade para urinar;

A infecção urinária (cistite) é bastante comum em mulheres, atingindo quase 10% delas.

A nutrição está ligada diretamente com a saúde, assim, existem pontos importantes para ser relacionado à doença.

IMUNIDADE BAIXA: qualquer doença que diminua os anticorpos do organismo aumenta a chance de proliferação da cistite. No caso de ter diabetes ou HIV, vale ficar com atenção redobrada. Para melhorar a imunidade dê preferência a alimentos cítricos, vegetais escuros, leguminosas, castanhas, sementes, cogumelo, tomate, azeite, salmão, probióticos (através de suplementação sempre orientado por profissional capacitado), frutas vermelhas, romã, cranberry (auxilia diminuir a frequência e a gravidade), mirtilo (junto com a cranberry possui proantocianidinas que impedem que E. coli se ligue as células do trato urinário, além de antioxidantes que melhoram o sistema imunológico);

PRISÃO DE VENTRE: além de incomodar, pode acabar agravando a infecção, já que algumas bactérias intestinais podem acabar migrando para a vagina. Tenha uma dieta rica em fibras e beba água. O suplemento de probióticos citado no item anterior também vai auxiliar no funcionamento do intestino.

ÁGUA: Muito Importante: a ingestão de líquidos é fundamental para se evitar as cistites! A urina deve estar sempre clara e não se deve ficar longos períodos sem urinar.

AÇÚCAR (bolos, pães, doces, alimentos industrializados, sorvetes, barra de cereal, refrigerantes): O excesso de açúcar faz do organismo um ambiente SUPER propício a proliferação de bactérias nocivas, logo aumenta a probabilidade de cistite!

Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo. Esse post pode ajudar alguma amiga? Marque ela aqui!

*** FELICIDADE FAZ PARTE DA DIETA ***

Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
bottom of page